Mas o que é CPC, CPM e CPA? Certamente você deve ouvido falar desta siglas. Mas deve ter muitas dúvidas do que se trata e principalmente de suas diferenças. Segue comigo que vou te explicar tudinho.
Muita gente acha que CPC, CPM e CPA são da mesma família e se trata basicamente da mesma coisa, mas não são. Vamos sobre eles, um a um…
Custo CPC
Em primeiro lugar vamos ver CPC que significa Custo Por Clique. Só esta “transcrição” já esclarece muito e as suas ideias. Como eu já disse, ele é uma forma de pagamento estabelecida pelo Google Ads. Veja como funciona:
- Cria-se um anúncio através do Google Ads.
- Escolhendo o CPC como forma de cobrança, só será descontado um valor de seu orçamento, quando o seu anúncio tiver sido clicado por um possível usuário interessado.
O CPC é a forma mais usada nas campanhas de Google Ads. É muito utilizada entre os donos de sites que têm como objetivo entender melhor o interesse do público. Como o orçamento gasto é baseado no número de cliques que o anúncio recebe, essa modalidade de campanha é facilmente controlada, até mesmo por anunciantes iniciantes. Se você não tem experiência em anúncios é melhor optar por CPC, assim você poderá saber mais sobre a aceitação do seu produto ou serviço, além de ter o total controle financeiro de sua campanha.
Custo CPM
O CPM significa Cuspo por Mil (mil impressões ou visualizações). Quando você escolhe o CPM como forma de cobrança no Google Ads:
- Pagamento apenas, quando a sua campanha for visualizada mil vezes por possíveis consumidores do que você está oferecendo, (quando alcançar 1000 impressões), alinhado com o valor estipulado no seu orçamento
O foco do CPM são as visualizações. Sendo assim essa modalidade de cobrança usa muito o formato de banner, além disso, esse formato tem total capacidade de estabelecer uma marca no mercado, torná-la mais familiar aos seus possíveis interessados e consequentemente torná-la mais empática com o público. Na maioria das vezes a veiculação desse tipo de campanha é através de sites e blogs que tem como objetivo a atração de tráfego por meio de artigos informativos ou curiosos.
Uma vez que se opte cobrança através do CPM, geralmente o custo é maior que o CPC, por exemplo. Isso porque os valores têm relação com o tipo de site que vai “aparecer” o anúncio (quanto mais famoso e mais visitas ele receber, maior será o valor cobrado). Sendo assim utilize CPM apenas quando você já tiver seus objetivos publicitários bem definidos. E mais, é muito importante que você tenha em mente que os valores a serem investimento devem ser bem analisados para que o custo/benefício valha a pena e não seja totalmente gasto em pouquíssimas horas.
Custo CPA
O CPA significa Custo por Aquisição. Nesta opção você escolhe pagar da seguinte forma:
- Seu saldo de orçamento será debitado quando a conversão pré-estabelecida por você, no momento da formulação do anúncio, for atingida. A conversão dessa campanha poderá ser vendas, visualização de um conteúdo, captação de Lead, preenchimento de um formulário, dentre outras coisas.
O CPA é a opção mais cara para quem posta um anúncio (podem chegar até 50% do valor da venda !!!!) mas dependendo da situação chega a ser vantajoso. Como já se espera, o pagamento para o Google Ads acontecerá apenas quando a conversão determinada for alcançada. Ou seja. para conseguir que o CPA seja lucrativo o bastante, é extremamente necessária uma boa experiência no assunto.
Conclusão
Em conclusão sabemos as diferenças entre os tipos de cobrança (o que é CPC, CPM e CPA) fica a dica de estudar qual o melhor caso os nossos anúncios se encaixa.
Espero que você tenha entendido qual o efeito que as cores fazem em um criativo. Me sigam no Instagram e me chamem no Whatsapp para tirar suas dúvidas.
Obrigado pela leitura e não se esqueça de deixar seu comentário sobre o que achou desse artigo.
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