Que efeito as cores fazem em um criativo? Com certeza você já pensou em como as cores podem influenciar as pessoas que nossos criativos alcançam. Não se trata apenas da intuição ou gosto pessoal, e sim, da percepção de seu público-alvo. Ou seja, vale a pena entender a influência da escolha das cores para o sucesso de seu criativo. Elas trazem vida a tudo que conhecemos e são capazes de alterar nosso humor, liberar substâncias no organismo e influenciar o cérebro em determinadas situações.
Portanto o poder da gama colorida vai muito além do visual. Certamente as cores são capazes de motivar nosso senso de atenção. Certamente damos ou deixamos de dar atenção a uma publicação apenas pelo impacto de um olhar.
Se para o consumidor é mais fácil associar uma marca e seu conceito a uma cor, não é muito difícil entender por que este assunto é tão importante para quem publica na internet.
Simples questão de gosto?
Certamente o fato de gostar ou não de uma cor não é um bom quesito para definir a cor que vamos imprimir em uma publicação e muito menos para a marca visual de uma empresa. Por exemplo, é extremamente importante saber qual mensagem se quer passar para chegar a um espectro que conquiste clientes.
O significado das cores (muito explorado pela área da comunicação) leva em conta em primeiro lugar a percepção que cada cor traz. Ou seja, usar o benefício que as cores podem trazer aos nossos criativos. Certamente a combinação com símbolos e palavras é uma poderosa ferramenta da linguagem humana.
Por sermos seres extremamente visuais, as comunicações feitas para os olhos são as que mais impactam nosso modo de consumir. As sensações são imediatas, diferentemente de um texto ou áudio, em que é preciso mais esforço para interpretar a mensagem.
As cores e as emoções que transmitem
Persuasão… Se a atenção de uma pessoa é conquistada logo no primeiro contato, então o seu objetivo foi atingido. Portanto, para chegar a uma boa persuasão é preciso mexer com as emoções do seu público. E é nesse momento que o trabalho das cores entra em ação.
Podemos não acreditar, mas elas são capazes de afetar nosso emocional tanto quanto palavras e imagens. Mesmo as pessoas sendo diferentes e com tendo suas próprias preferências, a influência da psicologia das cores afeta a todos de maneira similar.
Importante: desenvolver um bom projeto visual leva em consideração o que a sensação que publicação deseja passar e como irá impactar seu público.
Mas os que dizem as cores?
Não existe “um guia definitivo” sobre qual cor usar em determinada publicação, mas a psicologia desvendou que efeito as cores fazem em um criativo.
Veja o significado das principais cores:
Vermelho
Cor usada frequentemente na indústria de alimentos. Pode ser estimulante e vibrante, remetendo ao apetite. Por também estar ligada a sentimentos negativos. Então, use com cautela.
Laranja
Use esta cor e desperte a criatividade. Costuma ser usada para transmitir confiança. Publicações voltadas ao público jovem a adotam para passar, por exemplo, a sensação de dinamismo, energia, atividade e proximidade.
Amarelo
Comumente é usada em conjunto com o vermelho na indústria de alimentos. Mas, quando aparece sem outras cores, ela é associada a acolhimento, esperança, otimismo e concentração.
Verde
Esta cor pode estar relacionada a natureza, sustentabilidade, saúde, equilíbrio e harmonia. Portanto, muito explorada em logotipos de centros de saúde, produtos de limpeza e farmácias.
Azul
O azul-claro costuma lembrar higiene, frescor e tranquilidade. Por outro lado, o azul-escuro é útil para passar sensação de confiança entre as publicações e os clientes.
Roxo e lilás
Cores elegantes. Remetem nobreza e realeza, além de espiritualidade, sabedoria, calma e respeito. Clínicas de estética, SPAs, produtos de beleza e negócios relacionados ao bem-estar utilizam muito estas cores.
Rosa
Os tons claros lembram delicadeza, inocência, romantismo e proteção, por isso estão muito presentes em brinquedos. Por outro lado, os tons mais escuros estão ligados à modernidade.
Marrom
Cor de preferência para lojas gourmet. Deseja-se mostrar organização e comprometimento. Mas em marcas de produtos orgânicos, passa a ideia de itens rústicos e naturais.
Branco
Esta cor é associada à pureza, tranquilidade e limpeza. Combinada com outras cores ela reflete harmonia e luminosidade.
Preto
Uma cor neutra, mas ligada aos conceitos de poder, elegância, força e mistério. Mas seu significado pode ser diferente dependendo da cor combinada com ela.
Cinza
Esta cor é neutra e sóbria, por isso lembra responsabilidade, profissionalismo e conhecimento. Empresas da área de tecnologia utilizam a cor para mostrar modernidade e inovação.
Conclusão
Aprendemos que não existe “um guia definitivo” sobre qual cor usar em determinada publicação. A cores podem ser aplicadas sozinhas ou combinadas. Estude a aplicação, isso trará resultados significativos. Prenda a atenção de sua audiência. Escolha as cores que mais tem relação com a sua publicação.
Espero que você tenha entendido qual o efeito que as cores fazem em um criativo. Me sigam no Instagram e me chamem no Whatsapp para tirar suas dúvidas.
Obrigado pela leitura e não se esqueça de deixar seu comentário sobre o que achou desse artigo.
Deixe um comentário